9 de julho de 2025
Polarização no Twitter? X quer mais postagens de “consenso”
Compartilhe:

A plataforma X (antigo Twitter) acusou publicamente o governo da Índia de promover censura à imprensa após receber uma ordem para bloquear mais de 2.300 contas no país, incluindo os perfis oficiais da Reuters (@Reuters e @ReutersWorld), conforme relata a agência de notícias.

As contas da agência de notícias ficaram indisponíveis para usuários indianos no sábado (5), exibindo uma mensagem de bloqueio legal. Elas foram restauradas no domingo, mas o status das demais contas permanece incerto.

Governo nega ordem direta, enquanto o X afirma que medida ameaça liberdade de imprensa – Imagem: Thrive Studios / Shutterstock

X acusa governo da Índia de censura

  • Segundo o X, a ordem foi emitida em 3 de julho com base na Seção 69A da Lei de Tecnologia da Informação da Índia, que permite bloqueios por motivos de segurança nacional.
  • A plataforma afirmou que está “profundamente preocupada com a censura da imprensa em curso” e que avalia ações legais.
  • A declaração contradiz o governo indiano, que alegou não ter emitido novas ordens nessa data e que não pretendia bloquear veículos de imprensa internacionais.
  • O Ministério de TI afirmou que escreveu à X solicitando o desbloqueio das contas da Reuters, mas acusou a plataforma de “explorar desnecessariamente” aspectos técnicos ao não restabelecer o acesso prontamente.

Leia mais:

  • Vai dar certo? IA vai fazer checagem de fatos no X
  • Grok: como acessar e usar a inteligência artificial do X (antigo Twitter)
  • X (Twitter): como ver minhas sessões ativas e sair delas
Governo indiano teria ordenado bloqueio de contas da Reuters no X; plataforma critica restrições (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)

Reuters se pronunciou

A Reuters informou que não foi notificada sobre o conteúdo que motivou o bloqueio e declarou estar em contato com o X para resolver a situação. As contas da agência têm amplo alcance global, com mais de 25 milhões de seguidores na conta principal.

A tensão entre a rede social e o governo indiano não é nova. Em março, a plataforma processou o governo por um novo site que, segundo a empresa, amplia os poderes de remoção de conteúdo online a diversos funcionários públicos.

A Índia, por sua vez, acusou o X de rotular erroneamente o site como “portal de censura”. O processo segue em andamento.

Página do X na plataforma sendo mostrada em um smartphone
X denuncia nova onda de censura na Índia após suspensão de contas jornalísticas (Imagem: Primakov/Shutterstock)

O post X afirma que governo indiano ordenou bloqueio das contas da Reuters apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/08/internet-e-redes-sociais/x-afirma-que-governo-indiano-ordenou-bloqueio-das-contas-da-reuters/