Depois de lançar a primeira scooter elétrica no Brasil, a Yamaha anunciou a primeira scooter com sistema híbrido do país: a Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected. As primeiras unidades chegarão às concessionárias em fevereiro, com preço sugerido de R$ 16.690.
O modelo passou por renovação e agora é equipado com um sistema denominado power assist, que aciona o motor elétrico por três segundos quando há aumento de carga sobre o motor a combustão, resultando em uma redução do consumo de combustível.
“O motor elétrico auxiliar oferece suporte durante a partida e em momentos de maior esforço, como em subidas, acelerações mais intensas, retomadas, ultrapassagens e quando há passageiro ou carga adicionais”, diz a marca.
A linha estará disponível nas cores Racing Blue (Azul Metálica) e Midnight Black (Preta Metálica), com rodas pretas, e Solar Red (Vermelha Sólida) e a nova cor Branco Cristal (Branca Metálica), com rodas cinzas.
Leia Mais:
- “Moto do futuro” da Yamaha tem inspiração em anime; conheça
- Não é só moto: Yamaha vai lançar carro esportivo elétrico em breve
- Nova moto elétrica de motocross da Yamaha pode estar em produção
Mais economia e espaço
A Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected promove uma economia de até 12% quando comparado à geração anterior graças a atualização do motor SMG (Smart Motor Generator). O sistema STOP & START Inteligente, que desliga o motor quando a moto para e o religa automaticamente ao acelerar, também otimiza gastos e emissão de poluentes.
A scooter da Yamaha está equipada com um motor monocilíndrico de 125cc com comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC – Single Over Head Camshaft) e refrigeração a ar que entrega 8,3 cv de potência a 7.000 rpm e 1,0 kgf.m de torque a 5.000 rpm. O sistema de transmissão é automático do tipo CVT.
A suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico e tem curso de 90 mm, enquanto na balança traseira o curso da suspensão é de 88 mm. As rodas têm medidas 100/90 na frente e 110/90 e atrás, ambas de 12 polegadas, com pneus sem câmara. Vale destacar que o pneu traseiro é o mais largo da categoria, com 110 mm.
O modelo tem gancho para prender sacolas de até um quilo, um porta-objetos dianteiro, espaço sob o banco de 25 litros para acomodar um capacete fechado e acesso dianteiro ao tanque de combustível, que tem capacidade para 4,2 litros.
A nova linha também promete maior conectividade a partir do sistema Y-Connect, com dados sobre o status da bateria e do óleo do motor, localização da moto, eficiência de pilotagem e registro diário e mensal de consumo.
Além disso, o novo painel LCD traz indicadores de combustível, velocímetro, indicador da função ECO, alerta do motor, indicador de setas, indicador de farol alto, de STOP & START e de chave de presença com Sistema Smart Key, além de relógio, item inédito da linha.
O post Yamaha lança primeira scooter com sistema híbrido do Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/24/carros-e-tecnologia/yamaha-lanca-primeira-scooter-com-sistema-hibrido-do-brasil/