25 de setembro de 2025
agenda03
Compartilhe:
Foto: Agenda 2030/Prefeitura de Teresina

O B-R-O Bró foi tema do City-Business Accelerator (CiBiX), evento realizado pela Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, e pelo Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, nesta quinta-feira (25). Startups, especialistas, estudiosos e gestores públicos municipais se reuniram com o objetivo de discutir os impactos e soluções inovadoras para o calor extremo.

Durante o workshop, cinco startups (Verde Link, DisasterScan, GaiaXS, Ninho do Verde e Fonte Viva)  selecionadas se debruçaram sobre os efeitos do B-R-O Bró (período mais quente do ano) e apresentaram soluções inovadoras com o objetivo de minimizar os efeitos do calor extremo na cidade de Teresina para representantes do poder público, identificando oportunidades de colaboração e parcerias estratégicas. O foco é o  fortalecimento de conexões e visibilidade das propostas.

O evento, que contou ainda com a participação do Sebrae, da Prefeitura de Timon e da Investe Piauí durante a programação, revelou-se uma oportunidade única para que empresas e organizações pudessem estabelecer um diálogo direto com autoridades públicas, apresentem os possíveis resultados de suas soluções inovadoras e fortaleçam sua presença institucional por meio do alinhamento com uma iniciativa líder em inovação climática. Além disso, os participantes passam a ter acesso a uma rede ampliada de contatos estratégicos nos setores público, privado e da sociedade civil.

“O calor extremo é uma realidade que precisa ser enfrentada. Então, esse é um momento de coalizão, de formalização de parcerias e de cooperações, de nos conhecermos melhor. 
Esse é o grande objetivo, que a gente possa continuar essa conversa e, quem sabe, celebrarmos parcerias, operações e oportunidades de negócios que a gente também imagina com o objetivo de buscar soluções para nossa capital”, afirma Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.

O secretário executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo, participou da programação e comentou sobre os desafios que o mundo vive atualmente acerca do calor. “Quando a gente vai discutir transição justa e justiça climática, nós temos que lembrar que o calor extremo é um dos riscos climáticos que vêm impactando as cidades e precisa ser considerado também afim de priorizarmos as populações que estão em maior vulnerabilidade social”, destaca.

O CiBiX é uma iniciativa operacionalizada em Teresina pelo Iclei e Agenda Teresina 2030, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do WRI (Word Resources Institute) e conta com financiamento do Global Environment Facility (GEF) por meio do programa UrbanShift, uma plataforma global que reúne líderes e instituições comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o planejamento urbano integrado.

Foto: Agenda 2030/Prefeitura de Teresina