Foto: Ascom Semplan
O coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, esteve na Embaixada da Suécia, junto com a representação do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), para uma visita de cortesia. A Suécia tem um sistema avançado de mobilidade sustentável e gestão de resíduos sólidos, integrando uma grande iniciativa de transição energética.
Teresina integra o projeto CITinova, coordenado pelo MCTI, junto com Florianópolis (SC) e Belém (PA). O ponto focal do projeto na capital piauiense é a Agenda Teresina 2030. Esse projeto elabora um plano de mobilidade urbana sustentável para Teresina e Timon. O CITinova vem mantendo contato com a Embaixada da Suécia com o objetivo de aproximar as cidades que integram o projeto do governo sueco em busca de assistência técnica e a possibilidade de capacitação.
“Essa visita nos revelou oportunidades de intercâmbios, de assistência técnica, de compartilhamento de experiências, inclusive com empresas privadas suecas. Viemos fortalecer as parcerias porque compreendemos que o intercâmbio de ideias também faz parte de qualquer processo de desenvolvimento de uma cidade”, destaca Leonardo Madeira.
A Agenda Teresina 2030 vem buscando estabelecer parcerias para que a cidade possa desenvolver iniciativas e projetos sustentáveis. Através do CITinova, projeto desenvolvido de forma multilateral pelo Governo Federal e financiado pelo Global Environmental Facility (GEF) com foco em dotar essas cidades de soluções inovadoras no planejamento urbano integrado. O aglomerado urbano Teresina/Timon receberá planos de Biodiversidade, Ação Climática e Mobilidade Urbana Sustentável e do Plano Diretor de Baixa Emissão.
“Nossa cidade está nesse grupo seleto de capitais, junto com Belém e Florianópolis, pensando e elaborando planos para promover sustentabilidade, adaptação climática e biodiversidade nas suas regiões metropolitanas. A partir desses planos, poderemos avançar, de forma conjunta, em projetos integrados para os municípios inseridos na região. Essa integração tem extrema importância porque essas cidades possuem diversas características em comum e suas populações interagem diariamente, explica Leonardo Madeira.