Foto: Ascom FMS
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Teresina, vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS), recebeu recentemente novas cadeiras tipo gamer para os profissionais que atuam na Central de Regulação, setor responsável pelo atendimento telefônico do número 192. A iniciativa visa substituir os antigos assentos, que estavam em condições precárias e, assim, proporcionar mais conforto aos servidores em um setor que funciona 24 horas.
A gerente administrativa do SAMU, Fabíola de Jesus, destaca que a aquisição atende a uma demanda do serviço, além de estar em conformidade com as normas do Ministério da Saúde. “O setor funciona ininterruptamente e, por isso, oferecer condições adequadas de trabalho é essencial para garantir o bem-estar dos profissionais e a eficiência no atendimento à população. Essa melhoria foi, inclusive, apontada como necessária em auditoria realizada pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS)”, explica.
O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela FMS, que realiza atendimentos em casos de urgências clínicas, obstétricas, traumáticas e psiquiátricas. Para acionar o serviço, basta ligar gratuitamente para o número 192. Atualmente, a capital conta com uma frota composta por 8 ambulâncias de suporte básico, 03 de suporte avançado e 04 motolâncias; esses veículos ficam distribuídos estrategicamente em pontos da cidade para dar agilidade na resposta às ocorrências.