Foto: Hospital São Marcos
A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 317/2025, publicada no dia 21 de julho, e tem como objetivo garantir a análise completa dos documentos e processos relacionados ao repasse de recursos públicos à instituição de saúde
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina prorrogou por mais 60 dias o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão Interinstitucional de Auditoria Operativa e de Conformidade da Gestão dos Recursos do SUS destinados à Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, mantenedora do Hospital São Marcos.
A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 317/2025, publicada no dia 21 de julho, e tem como objetivo garantir a análise completa dos documentos e processos relacionados ao repasse de recursos públicos à instituição de saúde.
De acordo com a FMS, o pedido de prorrogação foi motivado por atrasos na entrega de documentos por parte do hospital auditado, além da complexidade dos processos sob análise. A solicitação foi formalizada por meio do Memorando nº 03/2025, assinado pela presidente da Comissão responsável pela auditoria.
A Comissão Interinstitucional foi criada em maio deste ano, com prazo inicial de 60 dias para a conclusão dos trabalhos. A auditoria tem como foco a verificação da conformidade da gestão dos recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao Hospital São Marcos, referência no tratamento do câncer no Piauí.
Segundo a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano Feitosa, a prorrogação busca assegurar que os trabalhos sejam conduzidos com profundidade técnica e respeito aos princípios da legalidade, eficiência e transparência na aplicação dos recursos públicos.
A nova data-limite para a entrega do relatório final da Comissão passa a ser 19 de setembro de 2025.
Fonte: Diário Oficial do Município