31 de julho de 2025
Compartilhe:
Foto: Ascom FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou adequações estruturais na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Flamboyant, localizada no Dirceu, zona sudeste de Teresina. Após inspeção realizada nesta terça-feira (29) pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO), foi constatado que os reparos exigidos em notificações anteriores foram devidamente atendidos, resultando na desinterdição do consultório odontológico. A partir do dia 30, os serviços já estarão disponíveis para a população no local.

O consultório odontológico da UBS do Flamboyant, no bairro Dirceu, foi interditado em 8 de novembro de 2023. Entre as irregularidades encontradas estão infiltrações, rachaduras nas paredes, ferrugem em armários metálicos, sujeira em prateleiras, ar-condicionado inoperante e falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários. Agora, as pendências foram sanadas, permitindo a reabertura.

Com a reabertura dessas unidades, a atual gestão da FMS contabiliza 27 consultórios odontológicos reativados desde janeiro de 2025. Segundo a diretora da Atenção Básica da FMS, Fátima Sousa, 45 dos 91 consultórios estavam fechados ou interditados no início da gestão. “Como fruto do nosso trabalho, até o momento, 26 já foram reabertos, o que representa um aumento de 34% no número de atendimentos odontológicos”.

Dante Oliveira, gerente de saúde bucal da FMS, afirmou que os esforços estão sendo direcionados para ampliar o acesso da população aos serviços odontológicos na rede municipal. “Estamos empenhados em garantir que esses serviços sejam de qualidade e que a oferta seja contínua, especialmente porque a saúde bucal está diretamente relacionada à prevenção de doenças e à qualidade de vida”.

O atendimento odontológico nas UBS inclui ações rotineiras como avaliação bucal, limpeza, remoção de tártaro, restaurações, extrações dentárias e atividades educativas. Em casos de urgência, como dor de dente, há seis hospitais/UPAS que prestam atendimento. Pacientes com demandas mais complexas são encaminhados aos CEO’s, onde são realizados tratamentos como canal, cirurgias, diagnóstico de câncer bucal e atendimento a pessoas com necessidades especiais.