
Fotos: Gabriel Paulino –
O Ceti João Clímaco D’Almeida agora conta com salas climatizadas, biblioteca equipada, laboratórios, refeitório moderno, quadra poliesportiva, vestiários, banheiros adaptados e espaços de convivência.
A escola agora conta com salas climatizadas, biblioteca equipada, laboratórios de informática e ciências, refeitório moderno, quadra poliesportiva, vestiários, banheiros adaptados e espaços de convivência. Além disso, recebeu a implantação da unidade do programa Piauí Saúde Digital, que levará serviços de saúde conectados para dentro do ambiente escolar.

Para Rafael Fonteles, começar outubro com a entrega de uma escola modernizada simboliza o foco de sua gestão. “Nós transformamos as escolas do Piauí de ensino médio em tempo integral, com educação profissional e técnica. Isso requer melhoria na infraestrutura e é exatamente o que estamos fazendo. O mais importante, no entanto, é o capital humano com alunos motivados, professores valorizados e servidores comprometidos em transformar a educação do Piauí na melhor do Brasil”, destacou o governador.

Também presente à entrega, o secretário da Educação, Washington Bandeira, afirmou que a Escola João Clímaco faz parte de um movimento amplo de revitalização da rede estadual. “Estamos com mais de 300 obras em andamento e mais de 30 escolas prontas para inauguração. Queremos concluir todas as reformas até o próximo ano, todas no padrão ouro. Essa transformação já nos colocou como a 4ª melhor educação do Brasil e a 1ª do Nordeste. E seguimos trabalhando para alcançar o topo do país”, afirmou o gestor.

O impacto da nova estrutura já aparece nos resultados dos estudantes. O Ceti Governador João Clímaco tem cinco medalhistas em olimpíadas. Entre eles está Evelyn Monteiro Quaresma, 17 anos, premiada na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A escola há dois anos era muito diferente. Hoje, com a reforma, temos muitas melhorias. Essas condições, aliadas ao meu esforço e dedicação, me ajudaram a conquistar a medalha”, contou a aluna.

Recém-chegada do Rio de Janeiro, a aluna Maria de Nazaré avalia que estudar no Piauí abriu novas portas. “Aqui os professores cobram mais, os cursos são variados e as oportunidades aparecem. Isso nos motiva a buscar o melhor. Quero ser médica veterinária, psicóloga e advogada”, disse a estudante.

Atualmente, 284 estudantes estão matriculados no Ceti Governador João Clímaco D’Almeida, que além do ensino médio em tempo integral, oferece cursos técnicos em Administração (ênfase em Empreendedorismo), Informática, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet e Programação de Jogos.
