Foto: Ascom FMS
Nesta segunda-feira (14), Leopoldina Cipriano (foto), iniciou sua gestão à frente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. A nova presidente começou os trabalhos com uma série de articulações estratégicas, internas e externas, voltadas à análise da situação real da saúde no município. Entre as primeiras ações, participou de reuniões com a equipe técnica e anunciou um cronograma de vistorias nas unidades de saúde, previstas para os próximos dias, com o objetivo de conhecer de perto a rede assistencial e elaborar planos de ação.
Além de reforçar a melhoria da rede de urgência e emergência, Leopoldina destacou o fortalecimento da Atenção Básica como uma das prioridades da gestão. Segundo a presidente, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm papel fundamental na organização dos fluxos da assistência: “As UBSs são a porta de entrada do sistema e ordenadora das demais rede de atenção à saúde. Investir nelas é garantir acesso, resolutividade e continuidade do cuidado”, afirmou.
A presidente ressaltou que a rede de urgência e emergência é ampla e complexa, e passará por um processo de reorganização dos perfis de atendimento, com o objetivo de tornar o sistema mais eficiente e resolutivo.
Sobre o HUT, que recebe pacientes de diversos municípios do Piauí e enfrenta um déficit mensal de R$ 22 milhões, Leopoldina informou que já iniciou articulações com o Governo do Estado. “Nosso objetivo é propor um aporte financeiro estadual ao HUT, considerando o cofinanciamento tripartite”, destacou.
Ao comentar sua nomeação, ela demonstrou entusiasmo e confiança no trabalho conjunto com a equipe e o poder público. “É uma missão de grande relevância para a cidade, e encaro com seriedade e dedicação esse desafio. Sou gestora há 28 anos e sempre estive dentro do SUS. O momento agora é fazer um diagnóstico detalhado e sentar com as equipes da FMS para definirmos juntos as prioridades. O subfinanciamento é uma realidade nacional, mas Teresina é uma das capitais que mais investem em saúde. Ainda assim, há desafios a enfrentar, e conto com meu conhecimento técnico e o apoio do prefeito para superá-los”, finalizou.
Conheça a trajetória profissional de Leopoldina Cipriano
Com uma trajetória consolidada no Sistema Único de Saúde (SUS), Leopoldina acumula 28 anos de experiência na área. É enfermeira, mestre em Saúde Pública, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI) e diretora financeira adjunta do Conasems. A sua atuação é reconhecida pela capacidade técnica e pelo compromisso com a saúde pública.
O prefeito Silvio Mendes reforçou sua confiança na nova gestora.“Leopoldina é uma profissional experiente, com 28 anos de trajetória no SUS, sempre dedicada à melhoria da saúde pública e à valorização do serviço prestado à população”, afirmou.