11 de dezembro de 2025
Compartilhe:
Foto: Ascom SDU Norte

A segunda etapa da obra de urbanização da Lagoa do São Joaquim está em ritmo acelerado, contando atualmente com cerca de 85% dos serviços já executados, e as expectativas são as melhores. A intervenção realizada pela Prefeitura de Teresina, através da SDU Norte, traz benefícios e impactos diretos para a comunidade da região.

“A primeira etapa que compreende a Lagoa da Piçarreira, no bairro São Joaquim, foi entregue em outubro, uma obra robusta para a zona Norte. Em breve a segunda etapa desse complexo também estará à disposição, trazendo melhorias significativas nos aspectos ambiental e social.”, declara o superintendente da SDU Norte, Alan Brandão.

A obra abrange o contorno compreendido pelas ruas Rui Barbosa, São José e Jim Borralho, no bairro São Joaquim e contempla a implantação de passeio ao redor da lagoa e áreas adjacentes, com acessibilidade e equipamentos públicos para a prática de esportes como quadras, academias e pistas de caminhada. Serão também implantados mobiliários urbanos como bancos e lixeiras e playgrounds infantis. Além disso, todo o entorno contará com paisagismo e iluminação pública em LED.

O engenheiro, Tarcísio Almada, da equipe de obras e serviços da SDU Norte, explica os trabalhos preventivos realizados no local, haja vista que se trata de área de lagoas que historicamente é afetada pelas chuvas, causando alagamentos devido à ocupação irregular e descarte de lixo. “Previamente foram feitas as obras de drenagem da área, prevenindo futuros alagamentos. Além de rede para coletar o esgoto das casas ao redor, evitando que estes fossem despejados no interior da lagoa”, ressalta.

O superintendente destaca ainda a orientação recebida diretamente do prefeito, de que se trabalhe com prioridades em aspectos que mais façam a diferença para a cidade e, entre essas prioridades, o cuidado com o meio ambiente e com a comunidade. “Essa é a diretriz do prefeito Silvio Mendes e que cumprimos com total empenho: concentrar nossos esforços nas soluções que realmente transformam a vida dos teresinenses. Consideramos que esta obra é uma das mais importantes deste ano exatamente por trazer esses resultados”, conclui.