Foto: Ascom Semf –
A Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), reforça a importância para que os contribuintes compareçam às Unidades de Atendimento ao Público (UAPs) portando toda a documentação necessária, acompanhada das respectivas cópias impressas, a fim de garantir maior agilidade e eficiência no atendimento presencial.
A orientação é especialmente importante neste período de aumento da demanda, em razão de serviços como adesão ao Simples Nacional e solicitações de parcelamentos. A ausência de documentos ou de suas cópias pode ocasionar atrasos no atendimento e comprometer a resolução das demandas.
Para o atendimento presencial, os documentos exigidos variam de acordo com o tipo de contribuinte:
Pessoa Jurídica (PJ)
• Cartão do CNPJ;
• Documento de constituição da empresa (ato de abertura);
• Documentos pessoais do responsável legal (RG e CPF ou CNH);
• Comprovante de endereço atualizado.
Pessoa Física (PF)
• Documento de identificação (RG e CPF ou CNH);
• Comprovante de endereço atualizado.
A SEMF reforça que, para a realização de parcelamentos, é indispensável apresentar toda a documentação acompanhada das respectivas cópias impressas, condição necessária para o andamento do atendimento. A Secretaria destaca ainda que não é permitida a apresentação ou o envio de documentos em formato digital (PDF). O atendimento nas UAPs é realizado, exclusivamente, mediante a apresentação de documentos e cópias físicas.
A SEMF ressalta que a organização prévia da documentação contribui para um atendimento mais rápido, organizado e eficiente, beneficiando tanto os contribuintes quanto o fluxo de atendimento nas unidades.
