Foto: Ascom FMS
O município de Teresina teve projetos aprovados pelo Ministério da Saúde e recebeu garantia de recursos do Governo Federal, por meio do Novo PAC Saúde, para execução de obras e aquisição de equipamentos destinados à ampliação da rede pública de saúde. Entre os projetos contemplados está a construção de uma policlínica, que irá ofertar atendimento ambulatorial especializado, incluindo consultas com médicos de diferentes especialidades e exames.
Está prevista ainda a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Dirceu, na zona Sudeste da capital. Outro projeto aprovado é a construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Sul, atualmente em funcionamento em prédio alugado. Essa unidade presta atendimento 24 horas a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e passará a contar com estrutura adequada e própria.
O município também será beneficiado com cinco novas ambulâncias para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Teresina, além da aquisição de um conjunto de equipamentos para UBSs e kits específicos para implantação de teleconsultas na Atenção Básica.
A presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Leopoldina Cipriano, afirmou que os recursos obtidos integram o planejamento estratégico de melhoria da rede municipal de saúde. “Estamos muito felizes com essa notícia, pois essa aprovação representa a continuidade do processo de qualificação da rede municipal. Essas ações estruturantes permitirão melhorar as condições de trabalho das equipes e ampliar a capacidade de atendimento do SUS”, comemora.
O Novo PAC Saúde é uma iniciativa do Governo Federal que destina recursos para obras, equipamentos e veículos no Sistema Único de Saúde (SUS). A seleção de propostas ocorre por meio de edital público, com critérios técnicos de priorização definidos pelo Ministério da Saúde. A edição de 2025 prevê investimentos de R$ 5,8 bilhões em todo o país.