27 de janeiro de 2026
Compartilhe:
Foto: UFPI –

Projeto oferece capacitação presencial para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com inscrições

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu 500 vagas para cursos gratuitos e presenciais de capacitação profissional em Teresina. São 200 vagas destinadas ao curso de energia solar fotovoltaica e 300 ao curso de mecânica de motocicletas.

As formações são voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com idade entre 16 e 65 anos, que residam em Teresina ou em municípios da região metropolitana.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 26 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026, exclusivamente por meio de formulário eletrônico: https://forms.gle/9WGrGfmBJpC8GXB88. Para participar da seleção, os candidatos devem anexar documentos como CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e o Número de Identificação Social (NIS).

resultado preliminar será divulgado no dia 19 de fevereiro de 2026, nos canais oficiais da FADEX. Os recursos poderão ser apresentados em 20 de fevereiro, por e-mail, e o resultado final está previsto para 24 de fevereiro. As aulas têm início programado para 2 de março de 2026.

Formações presenciais
Os cursos serão realizados de forma presencial, com aulas teóricas no período noturno, das 18h às 22h, no Centro de Tecnologia da UFPI e na Escola da Câmara Municipal de Teresina. As atividades práticas acontecerão aos sábados, nos turnos da manhã e da tarde, no Centro de Tecnologia da universidade.

A formação em energia solar fotovoltaica terá carga horária de 320 horas, com conteúdos que incluem noções básicas de eletricidade, funcionamento de sistemas solares, componentes, práticas elétricas e segurança do trabalho. Já o curso de mecânica de motocicletas contará com 200 horas, abordando manutenção básica, uso de instrumentos de medição, regulagens, troca de óleo, ferramentas e diagnóstico eletrônico.

O projeto faz parte do Programa Acredita no Primeiro Passo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e tem como foco ampliar a inclusão produtiva, promovendo qualificação profissional e novas oportunidades de geração de renda.

Confira o edital completo:

Acesse o edital.pdf