Nesta segunda-feira (26), a Anthropic, criadora do chatbot de inteligência artificial (IA) Claude, lançou uma ferramenta de código aberto que conecta assistentes de IA diretamente às fontes de informação que necessitam consultar para responder ao usuário ou executar tarefas.
Batizado de Model Context Protocol (MCP), o recurso propicia conexão universal a todos os tipos de fontes de dados, podendo melhorar o desempenho das IAs, segundo a Anthropic. A empresa disse, ainda, que o MCP elimina a necessidade de criação de um código personalizado para cada fonte de dados que a IA precise acessar.
Em linhas gerais, o MCP fará o seguinte: imagine que você tem um assistente de IA que precisa se conectar a vários sites de notícias distintos, páginas de curiosidades, etc., para realizar o comando solicitado pelo usuário. Essas são suas fontes de dados.
Em geral, para que a IA consiga acessar essas fontes de dados, você, teoricamente, precisaria desenvolver um código específico para cada conexão entre a IA e cada site. Logo, se o assistente acessa mil sites diferentes, seria preciso criar mil códigos para que as mil fontes de informação fossem acessadas e consultadas devidamente.
Com a ferramenta de código aberto da Anthropic, isso seria eliminado: bastaria adequar o código aberto do MCP à sua IA para que ela conseguisse operar com todas as fontes de informações necessárias, sem a necessidade de programar uma a uma.
Como lembra o The Verge, vale ressaltar que a OpenAI está trabalhando, desde o início deste mês, em uma ferramenta similar, chamada de Work with Apps, cujo propósito é o de permitir que a versão Mac do ChatGPT se conecte diretamente a determinados tipos de codificação.
Leia mais:
- Claude.AI: como usar inteligência artificial
- Claude IA: 4 coisas que o chatbot pode fazer que o ChatGPT não consegue
- Anthropic: mais uma empresa vai fornecer IA aos militares nos EUA
Ferramenta da Anthropic deve melhorar conexão da IA com suas fontes de dados
- O chefe de relações com Claude da Antrhopic, Alex Albert, explicou, em sua conta no X, exatamente isso, e que, com o MCP, os desenvolvedores precisarão somente integrá-los à sua IA uma única vez para, então “conectar-se a fontes de dados em qualquer lugar” por meio de “protocolo padrão para compartilhar recursos, ferramentas e comandos”;
- Conforme a empresa, softwares de codificação, como Replit, Codeium e Souregraph, já começaram a testar o MCP para construir suas IAs, capazes de concluir tarefas pelos usuários;
- O MCP, portanto, tem a capacidade de facilitar a conexão de IAs com diversas fontes de dados para empresas e desenvolvedores, ainda mais em momento no qual rumamos cada vez mais para as IAs agênticas.
Veja um exemplo rápido trazido em vídeo por Albert que mostra o MCP em funcionamento:
Em vez de manter conectores separados para cada fonte de dados, os desenvolvedores, agora, podem construir em protocolo padrão. À medida que o ecossistema amadurece, os sistemas de IA manterão o contexto conforme se movem entre diferentes ferramentas e conjuntos de dados, substituindo as integrações fragmentadas de hoje por uma arquitetura mais sustentável.
Anthropic, em comunicado
Além de os desenvolvedores já poderem criar suas IAs com o MCP, os assinantes do plano Enterprise do Claude podem conectá-lo aos seus sistemas via servidores MCP.
A Anthropic disponibilizou servidores MCP para sistemas empresariais, como Google Drive, Slack e GitHub e, em breve, vai liberar kits de ferramentas para implantação de servidores MCP de produção, capazes de atender organizações inteiras.
“Estamos comprometidos em construir o MCP como um projeto e ecossistema colaborativo e de código aberto. Convidamos [os desenvolvedores] a construir o futuro da IA com reconhecimento de contexto juntos”, finalizou a Anthropic.
O post Anthropic cria ferramenta que facilita conexão de IA a conjuntos de dados apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/11/26/pro/anthropic-cria-ferramenta-que-facilita-conexao-de-ia-a-conjuntos-de-dados/