1 de maio de 2025
Produtores rurais possuem 60 dias para atualizar cadastro junto à
Compartilhe:

A partir do dia 1º de maio, os produtores rurais que até o momento não realizaram a atualização cadastral de suas propriedades e explorações pecuárias possuem somente 60 dias para buscar os escritórios da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) onde possuem a propriedade registrada.

A campanha de atualização cadastral é para todas as espécies de produção animal, especialmente bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos. Mesmo que o produtor rural não explore bovinos e/ou bubalinos, este deverá comparecer ao escritório da Aged para atualizar os dados destas explorações”, disse a diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Aged, Kamilla Vidigal.

Caso a atualização de cadastro não seja realizada dentro deste prazo, a propriedade do produtor será bloqueada, tornando a movimentação de animais e a emissão de documentos sanitários impossibilitadas, além de estar sujeito a penalidades legais.

A iniciativa, que teve início em novembro de 2024, foi prorrogada até 30 de junho de 2025. A Aged comunica que não haverá outro prazo estabelecido para que o produtor rural faça a sua atualização de cadastro.

Durante o período já estabelecido, o produtor deve procurar um dos escritórios da Aged, onde já possui seu cadastro, para então realizar a atualização. O produtor deve portar e apresentar a cópia dos documentos pessoais e também daqueles documentos que comprovem a posse da propriedade rural.

Para os produtores rurais que já estão com acesso ao Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão (Sigama), a Aged oferece a atualização dos dados cadastrais pelo próprio sistema, com o preenchimento da autodeclaração de dados. Para aqueles que ainda não possuem acesso ao sistema, é necessário ter o e-mail cadastrado no escritório da Aged, pois é através desse e-mail que o produtor irá receber o login para acesso ao sistema.

Segundo a recomendação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Maranhão necessita alcançar mais de 90% dos dados cadastrais atualizados ao decorrer da campanha.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/04/produtores-rurais-possuem-60-dias-para-atualizar-cadastro-junto-a-aged/