17 de julho de 2024
Compartilhe:

Aos 94 anos, José Caruzzo Escafura, o Piruinha, bicheiro da antiga cúpula do Rio de Janeiro, vai a júri popular por homicídio qualificado, no Rio de Janeiro. A audiência está marcada para o início da tarde desta terça-feira (9) e o contraventor participa por videoconferência por questões de saúde.

Ele está em prisão domiciliar desde o ano passado, quando foi internado após sofrer uma fratura no fêmur ao cair no banheiro do presídio.

Piruinha foi preso em 2022 acusado da morte do comerciante de carros / Reprodução

Piruinha foi preso em 2022 acusado da morte do comerciante de carros Natalino José do Nascimento Espínola, o Neto, em julho de 2021. A vítima foi executada a tiros mediante emboscada, enquanto se dirigia a pé para a loja de veículos que tinha na Estrada Intendente Magalhães, na zona norte do Rio.

De acordo com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) o bicheiro e o policial militar Jeckson Lima Pereira, conhecido como Jeck, estariam envolvidos no crime, assim como a filha de Piruinha, Monalliza Neves Escafura. As investigações apontam que Jeck, que fazia segurança pessoal de Piruinha, efetuou disparos causaram a morte de Neto, porque a vítima não teria pago uma dívida em dinheiro ao contraventor.

Quem é Piruinha?

O mais velho integrante com vida da antiga cúpula do jogo do bicho no Rio de Janeiro, Piruinha exerce, há décadas, o domínio dos pontos de anotações em diversas regiões da cidade, em especial nos bairros de Madureira, Abolição, Cascadura, Maria da Graça, Piedade e Inhaúma, dentre outros.

O bicheiro ainda arrenda outras áreas para exploração de jogos de azar para outros contraventores, dentre elas as divisas com os bairros de Cascadura, Piedade, Pilares, Abolição, Quintino, Campinho e a divisa com a Praça Seca.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/bicheiro-piruinha-vai-aos-94-anos-a-juri-popular-no-rio/