17 de julho de 2024
Compartilhe:

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou nesta quarta-feira (10) uma aeronave clandestina que fazia um voo da Bolívia para o Brasil. A interceptação ocorreu em Rondônia.

O avião clandestino, um turboélice bimotor EMB-810D Seneca de matrícula PT-RQY, foi detectado pelo sistema de radares do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro como tráfego ilícito.

Por volta das 13h30, aeronaves da FAB fizeram a interceptação e emitiram ordem de mudança de rota e pouso obrigatório no aeroporto de Cacoal (RO). Após a recusa do piloto em acatar as instruções, foram disparados tiros de aviso.

O avião clandestino, então, fez um pouso forçado em uma área de difícil acesso nas proximidades do município de Rondolândia, no Mato Grosso. Segundo testemunhas, as pessoas a bordo do equipamento incendiaram a aeronave e fugiram.

A ação da FAB é parte da Operação Ostium, vinculada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que tem como objetivo principal o combate aos ilícitos nas regiões de fronteira.

Veja vídeos da operação:

 

 

Outro caso

Na terça-feira (9), outro avião, um Cessna 182 que vinha do Paraguai, foi interceptado por equipes da FAB perto de Londrina (PR). 

A aeronave estava carregada com pasta base de cocaína.

* Sob supervisão

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/fab-intercepta-aviao-clandestino-que-vinha-da-bolivia-para-o-brasil/