18 de julho de 2024
Compartilhe:

Uma nova frente fria deve chegar ao sul do Brasil, nesta quinta-feira (11), e provocar mais chuvas. A onda de frio no país deve se prolongar até a próxima terça-feira (16) devido a uma massa de ar frio, segundo o Climatempo.

Entre o sul do Mato Grosso do Sul, norte de Santa Catarina e Paraná, há alertas de temporais.

A parte central do Brasil deve continuar enfrentando baixa umidade do ar, com índices abaixo dos 30%.

Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira (11):

Região Sudeste

O sol voltou a aparecer em boa parte de São Paulo e Rio de Janeiro, depois de dias com chuvas.

Para esta quinta-feira (11), a previsão é que o tempo siga estável nos quatro estados, e tenha elevação das temperaturas devido ao avanço da frente fria.

Esse é o chamado “efeito pré-frontal”, que ocorre antes da passagem da frente fria.

Região Sul

Ao longo desta quinta-feira (11), uma nova frente fria deve avançar sobre o Sul do Brasil.

Um sistema deve favorecer o aumento da chuva e da nebulosidade nos três estados da região e a chuva pode se concentrar entre o centro do Paraná e o norte do Rio Grande do Sul.

Além disso, há alerta para temporais entre o oeste do Paraná e a faixa norte de Santa Catarina.

Região Centro-Oeste

O tempo deve seguir firme na maior parte da região Centro-Oeste, nesta quinta-feira (11).

A previsão é que no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e centro-norte do Mato Grosso do Sul as temperaturas se elevam ao longo do dia devido ao efeito pré-frontal.

A umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30% na faixa nordeste do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Já na faixa central e sul do Mato Grosso do Sul, o tempo pode ficar instável, uma vez que a frente fria canaliza umidade para a região, favorecendo a intensificação da chuva. Além disso, há alerta para temporais na faixa sul do estado.

Região Nordeste

A região Nordeste deve continuar enfrentando chuva concentrada na faixa leste, nesta quinta-feira (11).

A previsão é de pancadas de chuva no litoral da Bahia, Maranhão e Piauí, além de todos os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

No entanto, o sol deve predominar na maior parte do dia, com pancadas mais isoladas e a chuva será de maior intensidade na faixa litorânea entre Alagoas e Rio Grande do Norte.

Já no interior, o tempo deve seguir firme, com umidade relativa do ar abaixo dos 30% na faixa entre o sul do Maranhão e o oeste da Bahia.

Região Norte

Para a região Norte, a condição de chuva deve seguir concentrada na faixa oeste do Acre, Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá, com alerta para temporais em Roraima, nesta quinta-feira (11).

As demais regiões devem ter dias de sol predominante ao longo do dia e não há previsão de chuva.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/onda-de-frio-no-pais-deve-se-prolongar-ate-a-proxima-terca-feira-16-diz-climatempo/