A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) prorrogou a suspensão das atividades acadêmicas até sexta-feira (12) em decorrência dos recentes casos de violência em Seropédica, na Baixada Fluminense, que resultaram na morte de um estudante de ciências biológicas.
Após uma reunião extraordinária, a universidade comunicou que a medida foi adotada em virtude dos “gravíssimos acontecimentos envolvendo a violência de grupos criminosos no município de Seropédica, no dia 08/04”.
Na última segunda-feira (8), criminosos fortemente armados se enfrentaram no centro da cidade. Durante o confronto, o estudante Bernardo Paraíso, de 34 anos, foi atingido por tiros e morreu. A vítima estava na frente de um supermercado.
Na mesma ocorrência, mãe e dois filhos também foram baleados. A mulher, de 34 anos, e um bebê de 1 ano já tiveram alta, mas uma criança de 3 anos está internada em estado grave. De acordo com o hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, nesta terça-feira (9) a menina foi submetida a um procedimento para a retirada da bala que estava alojada no braço esquerdo. A paciente está no CTI pediátrico sob cuidado das equipes de saúde.
A Polícia Civil informou que, no mesmo dia do confronto, uma ação integrada entre policiais civis e agentes do Programa Seropédica Presente conseguiu prender dois homens envolvidos no tiroteio. Os policiais apreenderam um fuzil, duas pistolas e uma granada, além de dois veículos roubados.
De acordo com a Polícia Civil, a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense realiza diligências para identificar os autores dos tiros que mataram Bernardo Paraíso e feriram as demais vítimas.
Já a Polícia Militar informou que somente neste ano, o 24° BPM (Queimados) efetuou mais de 200 prisões na área de policiamento que inclui o município de Seropédica.
De acordo com a PM, a área de policiamento do 24°BPM apresentou redução de 12,5% nas letalidades violentas no primeiro bimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023.
A Polícia Militar ressalta ainda a importância da colaboração da população através do Disque-Denúncia, que é o (21) 2253 1177.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/ufrrj-mantem-suspensao-das-aulas-apos-casos-de-violencia-em-seropedica-rj/