18 de julho de 2024
Compartilhe:

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) tem o maior Conceito Médio de Mestrado e Doutorado no Maranhão, de acordo com pesquisa do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O indicador é medido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), que avalia a qualidade das universidades.

Na edição de 2022, a Uema alcançou o valor de 4,89 no Doutorado e 4,41 no Mestrado, sendo os números mais elevados do Maranhão, em uma escala de 1 a 5. Ao todo, o IGC avaliou 1.998 instituições de educação superior.

Na Uema, foram avaliados os 23 programas de pós-graduação da instituição. “Esse é o resultado de um investimento importante que a Uema vem realizando nos últimos 10 anos, não apenas preocupada com a expansão da pós-graduação, mas também com a consolidação dessa expansão. O Conceito Médio de Mestrado e Doutorado toma como base, entre outros fatores, a apreciação de cada programa, e esse resultado só reforça a importância dos investimentos para que tenhamos colhido os frutos nesse momento”, destacou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Marcelo Cheche.

Para o coordenador do Programa de Qualidade Total para os cursos de Pós-Graduação da Uema (Proqualit), Prof. Dr. Tiago Massi Ferraz, a notícia foi recebida com muito orgulho. “Percebemos que a pós-graduação tem um papel significativo nessa subida de conceito, em virtude realmente dos conceitos Capes dos programas, que nos leva a solicitar doutorados, sendo o último aprovado o de Geografia. Essa elevação de conceitos, tanto no mestrado quanto no doutorado, certamente contribuiu para a obtenção desse índice”, ressaltou.

Tiago Massi Ferraz destacou, ainda, o papel do Proqualit nesse processo. “O Proqualit é importante nesse processo de acompanhamento dos programas. Ele colabora e tem o objetivo de trabalhar a qualidade deles. Sabemos que todo esse investimento que a Uema faz na pós-graduação é revertido em bons frutos. Com essas elevações de conceito e aprovação de novos programas, a Uema está crescendo, também, em qualidade”, finalizou.

O IGC corresponde à média das notas do último triênio do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e dos conceitos dos cursos de pós-graduação stricto sensu, a partir da avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ponderadas pelo número de matrículas em cada curso.

Fonte: https://centraldenoticiasbrasil.com/uema-tem-maior-conceito-medio-no-mestrado-e-doutorado-no-maranhao-segundo-inep/