14 de julho de 2024
Compartilhe:

Estudantes de escolas públicas podem obter bolsas  de estudos integrais ou parciais em universidade privada

Foto: Reprodução

As pessoas interessadas em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 devem ficar atentas. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição será entre 15 e 26 de abril. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 também precisa justificar a ausência nesse período. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O professor da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do governo do Distrito Federal Alessandro Araújo explica que o Enem é uma das formas de ingressar na educação superior no Brasil.

“O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o conhecimento dos estudantes que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio no Brasil. Ele é usado como critério de seleção para o ingresso em muitas instituições públicas de ensino superior, como as universidades federais e estaduais”, informa.

O professor ainda destaca que os estudantes de escolas públicas podem obter bolsas  de estudos integrais ou parciais em universidade privada, por meio do programa Universidade para Todos, o ProUni.

Como pedir isenção da taxa de inscrição
Os interessados deverão pedir a isenção pela internet no portal do Inep, na aba ‘Página do Participante’, com o Login Único do Gov.br.

Segundo o MEC, o Inep prevê a isenção de taxas para aqueles que se enquadram nos seguintes critérios:

– Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024) em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

– Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;

– Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.

O resultado das solicitações de isenção da taxa e justificativa de ausência serão divulgados no dia 13 de maio.