18 de julho de 2024
Compartilhe:

O Cruzeiro permaneceu pouco mais de 24h sem treinador. Nesta terça-feira (9), o clube anunciou a contratação do técnico Fernando Seabra, que chega para substituir Nicolás Larcamón, desligado do cargo na manhã dessa segunda (8).

O comandante estava no Red Bull Bragantino II, equipe sub-23, e retorna à Toca da Raposa II após pouco mais de dois meses.

“Fernando Seabra é o novo técnico do Cruzeiro! O treinador retorna ao clube, após uma passagem vitoriosa pela categoria Sub-20 e atuação no time profissional no final da temporada de 2023, garantindo a classificação na Sul-Americana. Seu contrato é válido até o fim de 2024″, escreveu.

Autuori é um dos entusiastas da volta de Seabra

Um dos entusiastas para a volta de Seabra foi Paulo Autuori, diretor técnico do clube. Os dois trabalharam juntos sob o comando do Cruzeiro em uma espécie de comissão técnica provisória no fim de 2023.

Lado a lado, disputaram seis partidas e se mantiveram invictos, com duas vitórias e dois empates — aproveitamento de 55,5% dos pontos possíveis.

Com os resultados, Seabra ajudou o Cruzeiro a se livrar do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Quando assumiu o comando técnico, o time celeste estava na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 37 pontos e dois jogos a menos.

A sequência sem derrota fez a Raposa não apenas chegar aos 47 pontos, como manteve o clube na zona de classificação à Copa Sul-Americana, em 14º.

Retorno à base

Apesar do bom trabalho no time principal, o Cruzeiro optou pela contratação do argentino Nicolás Larcamón. Vale destacar que, na época da promoção de Seabra, a diretoria celeste deixou claro que o comandante estava no cargo de forma provisória.

Com isso, o treinador brasileiro retornou às categorias de base para treinar os garotos da Toca na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Na competição, o Cruzeiro teve grande desempenho, tendo chegado na final. A Raposa perdeu a decisão para o Corinthians, por 1 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo. Apesar da derrota, o futebol apresentado pelos celestes foi bastante elogiado.

Não à toa, o Red Bull Bragantino fez questão de buscar Seabra para treinar o time sub-23 na Série A3 do Campeonato Paulista.

Ao longo de quase dois anos à frente do sub-20 do Cruzeiro, Seabra acumulou 91 jogos, com 57 vitórias e apenas 16 derrotas.

Pelo time celeste, além do vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024, o treinador foi duas vezes campeão do Campeonato Mineiro Sub-20, em 2022 e 2023, e conquistou a Copa do Brasil Sub-20, em 2023.

RB Bragantino e ademais

Entre 31 de janeiro a 6 de abril deste ano, Fernando Seabra comandou o RB Bragantino II na Série A3 do Campeonato Paulista. O clube encerrou sua participação no torneio no último sábado (6), ao ser eliminado pelo Grêmio Prudente nas quartas de final, após vitória por 1 a 0 em Bragança e revés por 4 a 2 em Presidente Prudente.

Na primeira fase, o Bragantino II terminou na quinta posição, com 27 pontos. Ao todo, o treinador esteve à frente do time paulista em 15 jogos, com oito vitórias, dois empates e cinco derrotas. Além disso, a equipe fez 26 gols e sofreu 20. O aproveitamento do treinador no time II do Massa Bruta foi de 57,77%.

Antes de treinar o Bragantino, Seabra passou por outros times antes de chegar ao Cruzeiro. Entre 2011 e 2021, o comandante acumulou passagens por Desportivo Brasil, do interior de São Paulo, Athletico Paranaense, Corinthians e Red Bull Brasil sub-20 e sub-18, que na época ainda não estava associado ao Bragantino.

Nicolás Larcamón no Cruzeiro

Conforme antecipou a Itatiaia, uma reunião na tarde de segunda-feira (8) sacramentou a saída de Nicolás Larcamón. A perda do título mineiro para o Atlético, nesse domingo (7), fez o técnico Nicolás Larcamón balançar e perder respaldo interno no Cruzeiro.

Larcamón foi chamado de burro pelo Mineirão lotado nesse domingo após ver o Cruzeiro perder o título estadual para o arquirrival. Na final, o time cruzeirense precisava do empate para erguer a taça após cinco anos, mas perdeu de virada por 3 a 1.

Algumas decisões do técnico Nicolás Larcamón estavam sendo contestadas nos bastidores do clube. A não utilização com mais frequência de atletas da base também pesou para a demissão. Além disso, o argentino teve problemas de gestão de elenco por promessas não cumpridas a jogadores considerados titulares.

O nome de Larcamón também não era unanimidade na própria diretoria do Cruzeiro. Antes mesmo da final contra o Atlético, alguns diretores já desejavam a saída do argentino. O diretor técnico Paulo Autuori, segundo apuração da Itatiaia, questionava decisões do treinador.

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/cruzeiro/cruzeiro-anuncia-contratacao-do-tecnico-fernando-seabra/