18 de julho de 2024
Compartilhe:





Esta semana, a ACERT convida o público a celebrar o Direito à Festa durante o Tom de Festa – Festival de Músicas do Mundo. Entre os artistas que marcarão presença de 10 a 13 de julho estão Lura, Selma Uamusse, Yamandu Costa, Criatura, Ana Lua Caiano, Expresso Transatlântico, Lao Ra e Júlio Pereira, entre outros. 

A nova edição do Tom de Festa – Festival de Músicas do Mundo começa esta quarta-feira, dia 10, na ACERT em Tondela. Na sua 32ª edição, o festival contará com 10 concertos, dois DJ sets e artistas de Portugal, Gabão, Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha, Palestina/Alemanha, Moçambique e Cabo Verde. 

O festival começa com dois espetáculos. Às 21h45, Selma Uamusse, Júlio Pereira e a Sociedade Filarmónica de Tondela celebram os 50 anos do 25 de abril com “Em Cantos de Abril”, um concerto multicultural. Logo depois, pelas 23h00, Ana Lua Caiano subirá ao palco, trazendo a sua reinvenção da música tradicional portuguesa. 

Além dos concertos, o dia de abertura do festival contará com a conclusão do Mural 50 anos de Liberdade, dos Ergo Bandits, a inauguração da exposição “As Plantas Precisam de Ser Regadas”, de Gustavo Dinis, e uma conversa sobre o livro e CD “Rasgar”, de Júlio Pereira. 

Na quinta-feira, pelas 21h45, é Pamela Badjogo a primeira artista a subir a palco. Vinda do Gabão, com a sua música celebra uma mulher africana do nosso tempo, e a alma da sua herança cultural através do afropop. Em seguida, às 23h00, os Expresso Transatlântico sobem ao palco, no seu estilo único, Gaspar Varela, Sebastião Varela Rafael Matos, levam-nos ao encontro da melancolia portuguesa e rasgos de alegria que a contrariam. 

A sexta-feira começa com um concerto que celebra a tradição Ibero-americana às 21h45, Yamandu Costa, Martin Sued e José Manuel Neto, celebram a tradição dos seus países – Brasil, Argentina e Portugal – através do violão de 7 cordas brasileiro, o bandoneón argentino e a guitarra portuguesa. Às 23h15, Criatura levará o público numa viagem pela memória musical popular num concerto com o palco cheio de músicos, de talento, do retumbar do adufe, do gemido da gaita de foles, das vozes profundas – em coro ou desgarradas em protesto – para que na plateia todos possamos ouvir, pensar, dançar e fazer a festa. Às 00h15, a colombiana Lao Ra trará a sua atitude punk e ritmos tropicais num concerto com registo pop, ritmos contagiantes e um dom para contar histórias através da música. 

O sábado começa com um showcooking em que os cogumelos selvagens serão a estrela principal, realizado por Sílvia Leão, mentora do projeto Amanita Bunker.  

Os concertos recomeçam à noite, pelas 21h45, com mais um concerto especial. A voz de Lura une-se à música do Coletivo Gira Sol Azul, resultando num momento de celebração da diversidade e multiculturalidade, unindo Portugal e Cabo Verde através da sua voz e energia contagiantes. O espetáculo nasce em colaboração com o festival Que Jazz é Este, que também o acolherá na semana seguinte, em Viseu. Às 23h00, Jamila & The Other Heroes traz-nos o seu funk psicadélico. A mensagem emancipatória de Jamila em árabe e inglês é apoiada por poderosos músicos ao vivo. O som de riffs de guitarra psicadélicos de Leon Sanchez, vibram numa fusão com os graves ondulados de Felix ‘Fema’ Barth e o ritmo da percussão árabe de Salam Alhassan, combinado com o afrobeat, e pulsações de bateria influenciadas pelo hip-hop e rock de Pier Ciaccio. Mais tarde, às 00h00, Rita Payés, trombonista e cantora catalã, apresentará um concerto calmo, porém emocionante acompanhada por quarteto de cordas, nesta que será a única apresentação em Portugal do tour da artista.  

As noites de sexta-feira e sábado contarão com DJ Sets a partir das 01h30. Nuno di Rosso, uma presença regular no Pérola Negra, no Porto, irá atuar na sexta-feira, e Lkash, com o seu estilo de house e techno, no sábado. 

Ao longo da edição haverá espaços para refeições leves e um mercado sustentável, proporcionando momentos de partilha e convívio. 

Os bilhetes estão disponíveis na ACERT e em www.acert.pt/tomdefesta. 

Conteúdo patrocinado por ACERT.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/festival-tom-de-festa-comeca-ja-esta-quarta-feira-com-musicas-do-mundo-na-acert/