17 de julho de 2024
Compartilhe:




Nabihah Iqbal / Fotografia de Joseph Hayes


PUB


DREAMER Vibrações de Prata são os discos que Nabihah Iqbal e XEXA apresentam, respetivamente, em Braga.

Nabihah Iqbal e XEXA partilham o palco da blackbox do gnration esta sexta-feira, 12 de abril, numa noite de concerto duplo que se inicia às 21:30. Este concerto marca a estreia de Nabihah Iqbal em território nacional, que estará em residência artística no gnration até ao dia do eseptáculo.

Outrora conhecida como Throwing Shade, Nabihah Iqbal ganhou notoriedade no início da década de 2010 como DJ e produtora de música eletrónica. Amiga próxima de SOPHIE, deu voz ao single “LEMONADE” (2014), um dos primeiros trabalhos da pioneira da hyperpop. Anos mais tarde, em 2017, estreia-se em nome próprio com o disco “Weighing of the Heart, lançado pela Ninja Tune, a editora independente criada pelo duo de música eletrónica Coldcut, que se tornou a casa de artistas como Thundercat, Peggy Gou, Metronomy, Floating Points, Little Dragon, ou Black Country, New Road.

DREAMER, o segundo e mais recente trabalho de Nabihah Iqbal, foi lançado em 2023 – pela mesma editora – e surge de uma série de eventos desafortunados. Nos primeiros meses de 2020, Iqbal tinha um novo disco gravado, quase pronto a sair, mas, quando o seu estúdio foi assaltado, o trabalho de dois anos acabou perdido. Como uma má notícia nunca vem só, poucos dias depois o avô da artista adoeceu. Nabihah voou até ao Paquistão para o visitar, e acabou lá retida por dois meses devido à pandemia. Longe do Reino Unido e sem equipamento de produção, a artista foi incentivada pelo avô a comprar uma guitarra acústica e um harmónio. Entre sessões de exploração com estes instrumentos e aulas de herbalismo, onde aprendeu as propriedades medicinais de diversas plantas, Nabihah Iqbal começou a desenhar o que viria a ser “DREAMER”. Combinando a eletrónica com guitarras e batidas post-punk, e com vozes encobertas que lembram o shoegaze e dream pop, a artista construiu um trabalho que é simultaneamente elegante e cru. Este disco é também uma homenagem à ascendência paquistanesa de Iqbal, que utiliza instrumentos tradicionais do país como a cítara e o supramencionado harmónio, estando este último presente em todas as canções do delicioso DREAMER.

Para além do trabalho como compositora, produtora e DJ, Nabihah Iqbal é também locutora na conceituada rádio e plataforma de música online NTS, onde todos os meses partilha o seu vasto conhecimento etnomusicológico, num programa que explora as vastas intersecções da música feita por todo o mundo.

Na mesma noite, a jovem artista portuguesa XEXA dá a conhecer o seu álbum de estreia “Vibrações de Prata, lançado no final de 2023 pela Príncipe Discos.

O trabalho da artista afrofuturista mistura influências da música tradicional africana com sintetizadores, paisagens sonoras e música eletrónica e ambiente. Entre sintetizadores, mesas de mistura e teclados MIDI, os sets ao vivo de XEXA são quase um ritual que leva os ouvintes em viagens hipnotizantes. “Gosto de saber que a minha música é capaz de proporcionar ao ouvinte esta experiência contemplativa”, conta XEXA à Cabine.

A aventura de XEXA na música começou aos 9 anos, quando entrou no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra. Depois veio a escola artística António Arroio, onde começou a experimentar com a produção sonora no FL Studio. Em 2019, ruma a Londres para ingressar na prestigiada Guildhall School of Music & Drama, tendo-se licenciado em Sonic Arts em 2023. Dois anos antes, editou a mixtape “Calendário Sonoro”, um cartão de visita para o seu universo sónico, que lhe deu destaque na imprensa nacional e a levou a diferentes palcos pelo país, incluindo o gnration, no festival Semibreve.

Esta sexta-feira, XEXA regressa a Braga com “Vibrações de Prata” num concerto que vai abrir a noite que conta também com a estreia em Portugal de Nabihah Iqbal, acompanhada pela sua banda.

Os bilhetes para o espetáculo podem ser adquiridos aquilocais habituais e gnration.

Conteúdo patrocinado por gnration.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/gnration-em-braga-com-noite-de-concerto-duplo-com-a-britanica-nabihah-iqbal-e-a-portuguesa-xexa/