18 de julho de 2024
Compartilhe:




DR


PUB


Novo tema com edição da Cuca Monga é o último avanço antes do lançamento de “Pastoral” que sai já na próxima sexta-feira (dia 12). Também foram anunciadas as primeiras datas de apresentação do novo álbum. 

Nascida e criada na região pagã e celta do norte de Portugal, na capital do próspero distrito vinícola bruto, Vila Real, a cantora, compositora e produtora portuguesa emmy Curl lança hoje o último dos seus singles de antecipação com uma reinterpretação de uma canção folclórica tradicional “Senhora do Almortão” apenas uma semana antes do lançamento do álbum completo “Pastoral”.

Com presença predominantemente masculina nos rituais pagãos realizados ao longo das gerações nas aldeias em torno das íngremes colinas montanhosas de Trás-os-Montes, comunidades com máscaras ornamentadas e coloridas têm celebrado festividades pagãs honrando os ciclos naturais, como mudanças sazonais, o crescimento e o minguante da lua, ou ritos de passagem, como nascimento, transição para a idade adulta, casamento e morte. Com o seu novo single, emmy Curl reinterpretou a figura da Senhora do Almortãonuma personagem com uma máscara feminina, em grande parte inédita nos rituais pagãos. Os personagens culturais masculinos sempre usavam máscaras, mas as mulheres não.

No vídeo que fica também hoje disponível, emmy Curl esculpiu uma versão feminina de uma máscara pagã tradicional portuguesa, simbolizada como Senhora do Almortão, totalmente feita em 3D Blender pela própria artista. “Inspirei-me nas máscaras e nos rituais em que cresci. Ouvi Senhora do Almortão milhares de vezes nas aldeias e nos encontros. Com profundo respeito pelo património cultural sobre o qual sou capaz de fazer a minha própria interpretação, dei à canção uma identidade visual e desafiei a ideia de que a escuridão só existe no personagem masculino. Como as máscaras eram basicamente todas feitas para homens, decidi criar uma versão feminina da mesma, e com isso quis demonstrar que nas figuras femininas também existe uma escuridão e um sentido de morte que não se exclui do personagem pagão masculino tradicional“, diz emmy Curl, que planeia lançar o álbum “Pastoral” no dia 12 de Abril. 

“Senhora do Almortão” já está disponível em todas as plataformas de streaming e o vídeo pode também ser visto desde já no canal de Youtube da artista. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.


Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/senhora-do-almortao-e-o-single-que-antecipa-o-novo-disco-de-emmy-curl-pastoral-sai-na-proxima-semana/