18 de julho de 2024
Compartilhe:
Foto: Divulgação

Com apoio do Presidente Lula e do governador Rafael Fonteles, o pré-candidato do PT a prefeito de Amarante (160 Km ao Sul de Teresina), Clemilton Queiroz é favorito pra vencer a disputa deste ano no município, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Consulte. Em consulta estimulada, ele aparece dez pontos percentuais à frente do candidato da situação, professor Adriano.

O Instituto Consulte foi a campo no município de Amarante-PI entre os dias 26 e 28 de março e ouviu 300 eleitores nas zonas rural e urbana. O intervalo de confiança da amostra é de 95% e a margem de erro é de 5,6%. A pesquisa tem registro no TRE-PI sob o número PI02951/2024.

Respondendo à pergunta: “Se as eleições de 2024 fossem hoje e os candidatos fossem estes, em quem o (a) Sr. (a) votaria para prefeito de Amarante, o resultado ficou assim: Clemilton Queiroz, com apoio do presidente Lula e do governador Rafael Fonteles, 43%; Professor Adriano, com apoio do ex-presidente Bolsonaro e do senador Ciro Nogueira, 33%. Não sabe/Não respondeu: 16,33% e Nenhum, branco, nulo: 7,67.

Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados, o número de eleitores que ainda não se definiu por nenhum dos dois pré-candidatos já lançados é de 28,66 por cento. Professor Adriano aparece com 32,33, Clemilton Queiroz com 23%. Outros nomes citados que não serão candidatos somam 16 por cento de intenções de votos.

A pesquisa também relacionou os maiores problemas do município: estradas, 11,33%; calçamento/pavimentação e segurança, empatados com 8,67%. A limpeza pública é um grande problema para 8,67%; o desemprego para 8% dos entrevistados; dentre outros.