
No dia 29 de abril de 2025, a cidade de Araioses recebeu fundamentais atividades promovidas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA). As ações contaram com atividades dos programas “Desperta, Maria!” e “Novos Olhares, Novos Valores”, reforçando a sensibilização e a capacitação a respeito da temática da violência doméstica.
Um grupo formado pelo coordenador administrativo da Cemulher, Arthur Darub, pela assistente de informação, Vitória Azevedo e pelo estagiário de Pedagogia, Davi Sousa, debateu a luta pela igualdade de gênero e o combate à violência doméstica com servidores, estudantes e membros das instituições locais.
Atendimento à mulher
Ao decorrer da programação na cidade, também foi realizada a Oficina de Capacitação da Rede de Atendimento à Mulher, conduzida pelo coordenador administrativo da Cemulher, Arthur Darub.
A oficina visa melhorar o trabalho da rede local de apoio à mulher, reforçando a atuação de profissionais de inúmeros setores no combate á violência doméstica e familiar. Darub relatou estratégias de acolhimento, orientação e encaminhamento adequados para as vítimas. A ocasião também foi essencial para a promoção da integração entre as instituições, assegurando um atendimento mais eficiente e qualificado às mulheres em situação de violência.
Impacto das ações
As atividades realizadas no município de Araioses possuem um impacto fundamental na sensibilização da comunidade e na formação de servidores públicos, sendo importantes para reforçar a rede de proteção às mulheres. O público destacou seu compromisso com a luta pela igualdade de gênero e o combate contra a violência doméstica, com a participação de estudantes, servidores e membros das instituições locais.
Os programas “Desperta, Maria!” e “Novos Olhares, Novos Valores” são essenciais para a promover um ambiente mais seguro e igualitário para as mulheres, além de reforçar a divulgação de informações a respeito dos direitos das mulheres e os canais de denúncia.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/cidades/2025/05/araioses-recebe-atividades-de-enfrentamento-da-violencia-de-genero/