17 de julho de 2024
Compartilhe:
Foto: Júnior Foicinha

Em relação a igual período do ano passado, o índice é 42,1% menor

A Grande Ilha teve o mês de março com maior redução de crimes violentos letais intencionais dos últimos 11 anos, com 11 casos registrados, de acordo com balanço da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA). Em relação a igual período do ano passado, o índice é 42,1% menor. No mesmo intervalo, também houve queda de roubos a postos de combustíveis, a pessoa, a coletivo e a estabelecimentos comerciais.

O balanço também aponta, além da redução histórica, que a Grande Ilha não teve registro de latrocínio nem de lesão corporal seguida de morte no período, reflexo dos constantes investimentos que estão sendo realizados pelo Governo do Estado para melhorar o trabalho das forças policiais e, consequentemente, a segurança de toda a população maranhense.

Em análise isolada, também é possível observar que em São Luís, um dos quatro municípios que integram a região, a queda no índice de crimes violentos letais intencionais no último mês foi de 46,2%. Em números absolutos, foram sete casos contra 13 registrados em março de 2023.

“Estes resultados são fruto de muito empenho das nossas forças de segurança que, por determinação do governador Carlos Brandão, vêm atuando incansavelmente para combater a criminalidade não só na Grande Ilha de São Luís, mas em todo o estado. Atrelado a isso, temos realizado vários investimentos, realizando um trabalho ainda mais eficaz”, destaca o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

Desempenho trimestral

Os números obtidos pela Grande Ilha no mês de março contribuíram positivamente para o desempenho do primeiro trimestre em relação a crimes violentos letais intencionais – categoria que inclui os crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Neste caso, a variação observada, se comparado com o primeiro trimestre de 2023, foi de menos 13,6% menos ocorrências.

Entre os casos registrados no primeiro trimestre, a maior redução foi com relação a homicídios dolosos. Percentualmente, a queda foi de 15,8%.

Na capital maranhense, durante o primeiro trimestre, a redução do número de crimes violentos letais intencionais chegou a 24,4%. Assim como em toda a região, a taxa de homicídios dolosos foi a que teve maior declínio, com variação de 29.5%.

Roubos

De acordo com a SSP-MA, o mês de março também fechou com redução no índice de roubos a pessoa, a coletivo e a estabelecimento comercial, promovendo mais qualidade de vida para as mais de 1 milhão de pessoas que vivem na região da Grande Ilha.

Com relação a roubo de postos de combustíveis, a redução foi de 67% em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro até 1º de abril deste ano, foram registradas somente três ocorrências.

O policiamento ostensivo, com patrulha a pé, a cavalo e em viaturas, em ações ordinárias e de reforço, também impactou positivamente no índice de roubos a pessoa. A variação no período analisado foi de menos 35%.

Como resultado da Operação Catraca, que acontece com reforço das forças policiais especializadas desde de janeiro, o índice de roubo a coletivo também teve redução. Neste caso, a queda foi de 32%.

Quanto a roubo a estabelecimentos comerciais, a redução observada foi de 25%, caindo de 83 ocorrências em março de 2023 para 62 em março de 2024.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/04/grande-ilha-tem-marco-com-maior-reducao-no-indice-de-crimes-violentos-em-11-anos/