11 de dezembro de 2024
Secretário de políticas digitais diz que Musk ataca soberania nacional
Compartilhe:

A Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados, composta majoritariamente por parlamentares bolsonaristas e presidida pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF), aprovou nesta terça-feira (9) uma moção de louvor e aplausos ao empresário Elon Musk, proprietário do X (antigo Twitter).

A iniciativa ocorre em um momento de tensões entre Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O bilionário ameaçou descumprir decisões judiciais brasileiras.

A sessão, marcada pela ausência de governistas, contou apenas com a presença do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que se envolveu em embates com os representantes da oposição. A proposta de homenagem a Elon Musk foi apresentada pelo deputado Coronel Meira (PL-PE).

Por outro lado, uma moção de repúdio ao empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Lula, foi retirada de pauta. Luís Cláudio é alvo de acusações de agressão feitas pela médica Natália Schincariol, que registrou um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher de São Paulo. Ele negou as acusações e afirmou que tomará as medidas judiciais cabíveis.

O presidente da Comissão, Alberto Fraga, justificou a retirada da moção de repúdio, alegando que o tema não se relaciona com a segurança pública do país.

Além disso, a Comissão de Segurança decidiu adiar a votação sobre a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para prestar esclarecimentos sobre uma suposta interferência na direção-geral da Polícia Federal durante seu mandato como governador da Bahia. Rui Costa negou as acusações e afirmou que não tratou sobre a compra de respiradores durante sua gestão. Fraga solicitou que os parlamentares aguardassem o avançar das investigações antes de votar a convocação.

Fraga também anunciou que o ministro da Justiça, Ricardo Lewandovski, comparecerá à comissão até o final do mês. Fraga e Lewandovski têm mantido diálogos e reuniões.

Elon Musk recentemente usou sua plataforma para atacar Alexandre de Moraes, pedindo sua renúncia e contestando sua atuação. Moraes respondeu determinando a abertura de uma investigação contra o empresário e aplicando multas diárias por perfil caso a plataforma descumpra ordens judiciais. Esse embate levou deputados bolsonaristas a se manifestarem contra Moraes, autor de decisões que investigam irregularidades associadas ao bolsonarismo.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/comissao-de-seguranca-da-camara-dominada-por-bolsonaristas-aprova-homenagem-a-elon-musk-em-meio-a-embates-com-moraes/