9 de dezembro de 2024
Ex-vice-presidente do PT sugere antecipação de eleições para escolher novo
Compartilhe:

O vice-presidente do PT no Distrito Federal, o ex-deputado federal Geraldo Magela, sugeriu a antecipação do processo de sucessão da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, em um grupo de mensagens do partido. A definição do calendário eleitoral interno ocorrerá em 7 de dezembro, durante reunião do diretório nacional, em Brasília.

Gleisi afirmou que seu mandato termina oficialmente no meio de 2025. No entanto, Magela, que já exerceu o cargo de secretário-geral do PT, defende, segundo informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, que a eleição para a nova presidência seja antecipada, com o pleito sendo realizado até, no máximo, abril. Ele justifica sua posição com dois argumentos principais: o mandato atual já foi prorrogado e é fundamental que o novo presidente tenha mais tempo para organizar o partido rumo às eleições de 2026.

— A nova direção precisa de tempo para dialogar com o presidente Lula e com outros partidos em uma conjuntura política que promete ser muito difícil em 2026. Quanto mais cedo o novo presidente assumir, melhor — argumentou Magela.

No último fim de semana, ele apresentou a proposta ao grupo Movimento PT, a segunda maior corrente interna do partido, da qual é um dos principais líderes. Além disso, Magela manteve contato com Henrique Fontana, atual secretário-geral da legenda, para discutir o tema. A sugestão reflete as articulações e debates internos que visam preparar a legenda para os desafios políticos do próximo ciclo eleitoral.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/ex-vice-presidente-do-pt-sugere-antecipacao-de-eleicoes-para-escolher-novo-presidente-do-partido/