18 de julho de 2024
Compartilhe:

A primeira pesquisa do instituto Prefab Future em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ), em 2024, para medir a intenção de votos para a prefeitura, põe Clébio Jacaré na liderança com 13,5%, seguido de Dudu Reina (11,2%), Aluísio Gama (7,3%), Tuninho da Padaria (7%), Iza Dutra (2,1%) e Léo Mazzutti (0,7%). Não sabe ou Indeciso somam 35,4% e Branco ou Nulo, 22,8%.

No limite da margem de erro, Clébio Jacaré, Dudu Reina, Aluísio Gama e Tuninho da Padaria estão em empate técnico. A pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 4 de julho, com 1.016 entrevistas (a maior amostra de 2024 em Nova Iguaçu até agora), margem de erro de 3,1%, intervalo de confiança de 95% e está registrada no TSE sob o número RJ-03729/2024.

A pesquisa foi encomendada pelo programa “Fala Baixada” através da agência Dica Publicidade. O Prefab Future cravou, em pesquisa, o resultado das urnas na eleição ao governo do estado do Rio em 2022, ganhando notoriedade nacional, e acaba de abrir uma filial no Paraná.

“É um primeiro retrato do Prefab no cenário eleitoral em Nova Iguaçu e a disputa está embolada entre os 4 primeiros, um sinal claro de que os iguaçuanos ainda não estão convictos sobre a melhor escolha para a sucessão municipal”, avalia o diretor de quantitativas do instituto, Henrique Serra, acrescentando que a possível pré-candidatura do Dr. Henrique Paes, caso seja confirmada, pode deixar a eleição ainda mais disputada. “Não tivemos a confirmação do PSD sobre a pré-candidatura do Dr. Henrique Paes. Mas, se confirmada, nas próximas pesquisas ele será incluído nas nossas cartelas”.

O professor Henrique Serra destaca que, na espontânea, 75% dos iguaçuanos não sabem em quem votar para prefeito – até o prefeito do Rio, Eduardo Paes, é citado. “O alto número de indecisos mostra que a população está inteiramente desconectada dos nomes que disputam a eleição. É uma eleição de visibilidade. Nova Iguaçu é uma cidade muito grande, com regiões de diferentes características, então, na campanha, valerá a estrutura”.

Para João Nonato, cientista político do instituto Prefab Future, há, nesse momento, 4 candidatos com força e ainda uma policial (Iza Dutra) numa cidade que clama por segurança, assim como um pré-candidato que faz oposição na cidade há um bom tempo (Léo Mazzuti). “Não me parece, pelo retrato e pelas minúcias, que seja uma eleição resolvida em primeiro turno. As lideranças que concorrem no pleito são relevantes; há um ex-prefeito na disputa (Aluísio Gama), há um pré-candidato de um outro ex-prefeito (Tuninho da Padaria), há o pré-candidato do atual prefeito, Rogerio Lisboa (Dudu Reina), e ainda um pré-candidato com uma pré-campanha muito organizada (Clébio Jacaré)”.

A aprovação do prefeito Rogério Lisboa está em 45,8%; do governador Claudio Castro, em 27%; e do presidente Lula, 28,9% em Nova Iguaçu.

“Nesse sentido, os três possíveis apoiadores na disputa não têm uma imagem confortável que possam dar musculatura à nenhuma pré-candidatura. O próprio Rogerio Lisboa não chega a 50% de aprovação, embora seja, sem dúvida, o melhor apoiador entre esses 3 atores”

CEO do Prefab Future, Thalita Assis diz que o instituto vai fazer mais 2 pesquisas quantitativas em Nova Iguaçu até o fim do primeiro turno.

“Nova Iguaçu é uma das cidades mais importantes do estado do Rio e seguiremos fazendo medições na cidade”, diz Thalita.

O Prefab Future tem como estatístico Sergio Ribeiro, que por mais de 20 anos atuou no Ibope.

“Estamos determinados a fazer as pesquisas mais assertivas do Brasil”, finaliza Thalita, acrescentando que o Prefab Future vai realizar, na reta final, pesquisas nas capitais São Paulo, Rio, Curitiba e Belo Horizonte.

Veja os números:

ESPONTÂNEA

ROGÉRIO LISBOA – 6,9%

Dudu Reina – 5,2%

Clébio Jacaré – 3,9%

Eduardo Paes – 0,5%

Tuninho da Padaria – 0,5%

Aluísio Gama – 0,3%

Outros – 2,4%

Branco ou nulo – 5,3%

Não sabe ou indeciso – 75%

ESTIMULADA

CLÉBIO JACARÉ – 13,5%

Dudu Reina – 11,2%

Aluísio Gama – 7,3%

Tuninho da Padaria – 7%

Iza Dutra – 2,1%

Léo Mazzuti – 0,7%

Não sabe ou indeciso – 35,4%

Branco ou Nulo: 22,8%

REJEIÇÃO (única)

CLÉBIO JACARÉ – 12,8%

Aluísio Gama – 7,6%

Tuninho da Padaria – 6,9%

Dudu Reina – 5,1%

Iza Dutra – 3,6%

Léo Mazzuti – 3%

Não rejeito nenhum – 19,9%

Não sabe ou indeciso: 41,1%%

APROVAÇÃO DO PREFEITO ROGÉRIO LISBOA

SIM – 45,8%

Não – 20,5%

Não sabe avaliar – 33,7%

APROVAÇÃO DO GOVERNADOR Claudio Castro

Sim – 27,%

NÃO – 38,3%

Não sabe avaliar – 34,7%

APROVAÇÃO DO PRESIDENTE LULA

Sim – 28,9%

NÃO – 59,4%

Não sabe avaliar – 11,7%

O instituto Prefab Future, especialista em pesquisas qualitativas, também indicou a vitória de Wilson Witzel em 2018, à frente de Eduardo Paes, na ida para o segundo turno. Hoje é o instituto que mais roda qualitativas no Brasil.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/pesquisa-mostra-eleicao-embolada-em-nova-iguacu-quatro-candidatos-em-primeiro-em-empate-tecnico/