18 de julho de 2024
Compartilhe:

Representatividade é um dos conceitos mais bonitos e necessários para termos um sociedade melhor. Um dos – não é o único, é claro. Mas quem diminui o papel de se sentir representado provavelmente nunca se viu uma situação de minoria ou de vulnerabilidade. Ou só não tem coração mesmo.

Nada mais poderoso para uma criança do que ver alguém parecido com ela como o herói ou heroína de um filme. E isso a Disney demorou para entregar para a população negra. A primeira princesa afrodescendente é Tiana, de A Princesa e o Sapo (2009). Recentemente, o live-action de A Pequena Sereia trouxe Halle Bailey no papel da protagonista. E agora temos uma nova série prestes a estrear no Disney+.

Leia mais

  • 8 melhores séries animadas do Disney+
  • Disney Plus já tem data para cobrar por compartilhamento de senhas
  • Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é uma viagem épica ao Xogunato

Iwájú – Cidade do Amanhã é ambientada em uma Lagos futurista. A antiga capital da Nigéria é palco de uma história muito bacana de amizade entre uma menina rica, Tola, e um menino pobre, Kole.

O Disney+ acaba de divulgar um novo trailer da sua nova série animada:

A estreante Simisola Gbadamosi dubla a protagonista Tola e o jovem Siji Soetan dá voz a Kole. Destaque também para Weruche Opia (Black Mirror) como o lagarto tecnológico Otin. A direção é de Olufikayo Ziki Adeola.

Iwájú estreia em 10 de abril aqui no Brasil no catálogo do Disney+. A série já está disponível em outros países.

As informações são do Omelete.

Bebendo na fonte de Wakanda

  • Quem assistiu ao trailer deve ter visto alguma semelhança com Wakanda – o que é ótimo!
  • Pantera Negra, também da Disney, só que sob o selo da Marvel Studios, é um belíssimo filme e que exalta vários elementos da cultura africana.
  • A cena da cachoeira, no primeiro filme, por exemplo: olhe todas as cores!
  • Iwájú faz parecido, inserindo danças típicas, muitas cores e figurinos que remetem ao cotidiano da Nigéria.
  • E a série faz isso com propriedade.
  • A explicação é que a obra é uma colaboração única entre a Disney e a empresa de entretenimento pan-africana Kugali.
  • De acordo com o diretor do projeto, Ziki Nelson, a produção será inovadora:

“Esta série vai combinar a magia e a experiência em animação da Disney com o fogo de Kugali e a autenticidade narrativa. Iwájú representa um sonho de infância de contar a minha história e a do meu povo”, disse Nelson.

Um pouco sobre a história

A trama acompanha as aventuras de Tola, filha de um cientista revolucionário. Eles moraram muitos anos isolados, em uma ilha rica. Ao voltarem para a parte continental de Lagos, encontram uma cidade mais pobre.

Nesse contexto, ela faz amizade com um rapaz de origem simples, mas autodidata: o perito em tecnologia, Kole. O trio é fechado pelo lagarto tecnológico Otin, um presente do pai de Tola para ficar de olho nela.

Iwájú foi feito para as crianças principalmente, mas também pode – e deve – ser visto por adultos. Até porque tem muita gente grande precisando aprender ou reaprender alguns conceitos básicos da vida em sociedade.

E essa animação da Disney traz um recado importante sobre representatividade e desigualdade social. Os 6 episódios contam com humor, ação e um visual belíssimo, mas também com um recado sobre como a desigualdade social pode ser prejudicial para o mundo.

Está na minha lista de filmes e séries para ver! A estreia, repito, está marcada para o dia 10 de abril no Disney+.

O post Disney+ divulga novo trailer de Iwájú na contagem regressiva pela estreia apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/08/cinema-e-streaming/disney-divulga-novo-trailer-de-iwaju-na-contagem-regressiva-pela-estreia/