17 de julho de 2024
Compartilhe:

Quando teremos uma inteligência artificial que ultrapassará a inteligência de qualquer humano? Segundo Elon Musk, isso ocorrerá no próximo ano ou, no máximo, em 2026. As informações são da Reuters. A fala veio durante entrevista no spaces do X (antigo Twitter), sistema de lives da rede social.

Leia mais:

  • O que é a Sora, a inteligência artificial da OpenAI que cria vídeos?
  • Marco Legal da Inteligência Artificial: entenda os 5 principais pontos
  • Elon Musk intensifica guerra por talentos de IA com aumento de salários

“Se definirmos a AGI (inteligência artificial geral) como mais inteligente que o ser humano mais inteligente, acho que provavelmente isso ocorre no próximo ano, ou dentro de dois anos”, disse Musk quando questionado sobre o cronograma para o desenvolvimento da AGI.

(Imagem: Frederic Legrand/Shutterstock)

O bilionário, que também foi cofundador da OpenAI, ainda disse que a falta de chips avançados estava prejudicando o treinamento do modelo versão 2 da Grok, o chatbot da sua nova empresa de inteligência artificial, a xAI.

Musk fundou a xAI no ano passado como desafiante da OpenAI, empresa que ele processou por abandonar a sua missão original de desenvolver IA para o benefício da humanidade e sem fins lucrativos. A OpenAI nega as acusações.

Outras declarações do bilionário envolveram dizer ao CEO do fundo de riqueza da Noruega, Nicolai Tangen, que as IAs são limitada pela disponibilidade de eletricidade e que a próxima versão do Grok deverá ser treinado em maio.

Treinamento do chatbot Grok encontrou percalços por falta de chips avançados

  • O treinamento do modelo Grok 2 exigiu cerca de 20 mil chips da Nvidia, o modelo avançado H100.
  • Elon Musk alega que o modelo Grok 3 e posteriores exigirão 100 mil chips Nvidia H100.
  • O empresário ainda pontuou que, embora a escassez de chips tenha sido um grande obstáculo ao desenvolvimento da IA até agora, o fornecimento de eletricidade será crucial nos próximos um ou dois anos.

Em um tema que tem sido muito falado atualmente, a competição de sua marca de carros elétricos, a Tesla, contra o aparente domínio das montadoras chinesas no ramo, Musk reiterou que as montadoras chinesas são “as mais competitivas do mundo” e representam “os desafios competitivos mais difíceis” para a Tesla.

Inteligência Artificial Geral
Imagem: Pdusit/Shutterstock

O post Elon Musk diz que IA mais inteligente do que os humanos está próxima apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/08/pro/elon-musk-diz-que-ia-mais-inteligente-do-que-os-humanos-esta-proxima/