18 de julho de 2024
Compartilhe:

Uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica mostrou que o carro é o meio de transporte prioritário dos brasileiros. 50% dos entrevistados afirmaram que o veículo próprio é a primeira opção de deslocamento para trabalho ou estudo durante a semana. 61% utilizam aos finais de semana.

Quando questionados sobre a importância de possuir o próprio carro, 51% disseram ser muito importante. Na faixa etária de 65 a 71 anos, o índice chega a 65%.

Em relação ao papel dos carros elétricos para preservar o meio ambiente, 44% dos respondentes afirmam que esses modelos são muito relevantes. Pessoas de 21 a 34 anos são as que mais reconhecem a importância: 47%.

Entre os entrevistados, apenas 2% afirmam possuir carro elétrico. Entre eles, 75% dizem fazer uso diário do veículo e 55% alegam que não pagariam taxa extra para ter um ponto de carregamento no condomínio onde moram.

Leia mais

Mercado de elétricos no Brasil ainda busca um maior crescimento – Imagem: max.ku/Shutterstock

E o interesse pelos elétricos?

  • Outro ponto importante é que 56% afirmam não ter interesse em adquirir um carro elétrico.
  • Em relação à demanda sobre pontos de carregamentos, o cenário é de otimismo: 87% acreditam que deve crescer nos próximos anos.
carro elétrico
Brasileiros têm o carro como principal meio de locomoção, mas o modelo elétrico ainda não se popularizou aqui – Imagem: Owlie Productions/Shutterstock

Carros elétricos: Brasil tem carta na manga para fazer diferente e melhor

Um motor elétrico é como um interruptor de luz. Não tem um “aquecimento”. Você pisa no acelerador e ele vai. Ele responde rápido mesmo sem grandes potências. O aproveitamento energético é muito maior. Praticamente toda a energia que entra no motor é aproveitada. Por outro lado, um motor a combustão muito eficiente chega de 30% a 40% de aproveitamento. É muito pouco.

Para além da tecnologia mais eficiente, existe interesse comercial. Veja o nosso especial sobre o assunto!

O post O que os brasileiros pensam sobre carros elétricos? Pesquisa responde apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/07/11/carros-e-tecnologia/o-que-os-brasileiros-pensam-sobre-carros-eletricos-pesquisa-responde/