18 de julho de 2024
Compartilhe:

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou nesta segunda-feira que a indústria de veículos do Brasil teve um aumento na produção e licenciamentos em março em comparação com fevereiro. No entanto, as exportações registraram uma forte queda em relação ao mesmo período do ano passado.

A produção cresceu 3,2% em comparação com fevereiro, atingindo 195,8 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, registrando o melhor desempenho desde novembro. A Anfavea destacou que isso se deve ao ajuste à crescente demanda do mercado.

A produção de caminhões em março alcançou o seu nível mais alto em 12 meses, aproximando-se do seu patamar normal de mercado. Enquanto isso, a produção de ônibus aumentou 61,6%, impulsionada por ano eleitoral e programas federais como o Caminho da Escola.

As vendas totais de veículos também apresentaram um aumento de 13,6% em comparação com o mês anterior, atingindo 187,7 mil unidades, com uma média diária de emplacamentos de 9,4 mil veículos, 7,9% acima de fevereiro e 8,5% maior do que março de 2023.

A Anfavea ressaltou que, no acumulado do ano, a média diária de emplacamentos já é 12,6% superior à do primeiro trimestre de 2023. As locadoras, que devem adquirir mais de 700 mil veículos este ano, foram responsáveis por 46% das vendas de carros e comerciais leves em março.

No entanto, as exportações apresentaram uma queda de 28% em março em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 32,7 mil veículos. A Anfavea observou que, com exceção do México, todos os principais mercados de destino estão em retração.

No trimestre, a produção totalizou 538 mil unidades, um leve incremento de 0,4% em relação aos três primeiros meses de 2023. As vendas aumentaram 9,1%, atingindo 514,6 mil unidades, enquanto as exportações registraram uma queda de 28%, totalizando 82,2 mil veículos.

Com informações da Reuters

Fonte: https://www.ocafezinho.com/2024/04/09/industria-automotiva-brasileira-registra-crescimento-na-producao-e-licenciamentos/