18 de julho de 2024
Compartilhe:

Afinal, a maneira que o cérebro age é muito diferente entre homens e mulheres? A pergunta sempre é motivo de muito debate em vários aspectos e, na tentativa de elucidar melhor a questão, pesquisadores da Universidade de Stanford (Inglaterra) realizaram estudo a respeito.

As descobertas sugerem que as distinções entre cada gênero, de fato, existem. Talvez, de maneira menos clara que muita gente imaginou, mas, ainda assim, com funções do cérebro sendo mais voltadas para determinada ação, conforme o gênero analisado.

Leia mais:

  • Como tirar foto da Lua com um celular Xiaomi?
  • Telegram: como funciona o chat secreto?
  • Cérebro humano é escaneado com precisão inédita; veja

Conforme a Superinteressante, os cientistas concluíram que o cérebro feminino apresenta mais conexões na rede de modo padrão. Essa rede é um conjunto de circuitos que atravessa cinco regiões do cérebro. São sistemas acionados durante o pensamento interno, basicamente, quando a pessoa está refletindo sobre a vida.

Imagem: r.classen/Shutterstock

Por outro lado, o cérebro dos homens têm maior corpo estriado. Esta é região cerebral ligada à motivação e à tomada de decisões, o que indica que homens teriam mais propensão a posturas e ações ligadas a isso do que o sexo feminino.

Pesquisas anteriores já haviam levado a resultados similares

  • A pesquisa analisou exames de neuroimagem de 1,5 mil voluntários entre 20 e 35 anos;
  • Já existiram outros estudos sobre diferenças cerebrais entre homens e mulheres, que já haviam apontado distinções como essas;
  • No entanto, na pesquisa mais recente, que foi capaz de cobrir mais redes cerebrais, os novos resultados são considerados mais robustos.

Outra particularidade interessante deste estudo mais novo é que os dados colhidos foram usados para alimentar uma inteligência artificial (IA), que foi capaz, a partir do treinamento realizado, apontar com 90% de acerto, se um cérebro era masculino ou feminino.

Os especialistas que conduziram a pesquisa alegam que, saber com mais exatidão essas diferenças cerebrais entre homens e mulheres, é importante para poder diagnosticar qual gênero é mais propenso a apresentar determinadas doenças psiquiátricas ou neurológicas.

Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock

O post Cérebro de homens e mulheres é diferente? Pesquisa responde apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/09/ciencia-e-espaco/cerebro-de-homens-e-mulheres-e-diferente-pesquisa-responde/