14 de julho de 2024
Compartilhe:

A NASA quer levar humanos de volta à Lua em 2026 com seu programa Artemis. A ideia é que os astronautas consigam explorar eventualmente o satélite natural com o auxílio de veículos especiais. Um deles é um conceito movido pela tecnologia Ultium da GM, a mesma usado em carros elétricos como a Blazer EV.

Leia mais:

  • Por que países voltaram a disputar uma corrida pela Lua?
  • A dança cósmica da Lua em um fantástico vídeo da NASA
  • Mistérios espaciais: por que não existem luas gasosas?

Novo veículo lunar da NASA

  • A NASA selecionou equipes para desenvolver um veículo terrestre lunar (LTV) que provavelmente será enviado à Lua com astronautas da missão Artemis V.
  • Uma dessas equipes é a Lunar Outpost, composta pelas empresas GM, Lockheed Martin, Goodyear e MDA Space.
  • As outras são lideradas pela Intuitive Machines e Venturi Astrolab e incluem nomes como: AVL, Boeing, Michelin, Northrop Grumman, Axiom Space e Odyssey Space Research.
  • Segundo a NASA, todas terão um ano para criar um veículo que atenda aos seus requisitos, incluindo a capacidade de ser controlado remotamente em locais considerados arriscados para os astronautas na superfície lunar.

O veículo projetado pela GM, Lockheed Martin, Goodyear e MDA Space tem caçamba de carga reconfigurável, braço robótico e pode acomodar duas pessoas. Ele também suporta andar por semanas em temperaturas extremamente baixas nas noites lunares, -173°C, segundo os fabricantes (Via: Insideevs).

Imagem: Divulgação/Lunar Outpost

Após o estudo, a NASA solicitará demonstrações para continuar desenvolvendo o veículo para garantir que esteja à altura da tarefa. Caso a equipe Lunar Outpost seja escolhida, a mesma tecnologia usada nos automóveis elétricos alimentará o “carro lunar”.

Em comunicado, a General Motors disse que “está entusiasmada em apoiar os astronautas americanos mais uma vez enquanto eles embarcam nesta importante missão à Lua“.

O que diz a agência espacial

Usaremos o LTV para viajar para locais que de outra forma não conseguiríamos chegar a pé, aumentando nossa capacidade de explorar e fazer novas descobertas científicas

Jacob Bleacher, cientista-chefe de exploração da NASA

Programa Artemis

  • A campanha lunar começou com a missão Artemis I, implantada em novembro de 2022.
  • A Artemis II, que será o primeiro voo tripulado do programa, deve ser lançado apenas em setembro de 2025.
  • A Artemis III, que deseja enviar pessoas para explorar o Polo Sul lunar, está programado para setembro de 2026.
  • A Artemis V, estapa que levará o veículo futurista à Lua, ainda está a pelo menos três anos de distância.

O post Conheça o novo veículo lunar da NASA com tecnologia da GM apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/10/carros-e-tecnologia/conheca-o-novo-veiculo-lunar-da-nasa-com-tecnologia-da-gm/