17 de julho de 2024
Compartilhe:

A Meta bloqueou um portal de notícias local que publicou uma coluna criticando o Facebook. O ocorrido levou a polêmicas sobre liberdade de expressão, e a empresa de Mark Zuckerberg emitiu logo depois um pedido de desculpas pelo bloqueio, dizendo que foi tudo um acidente. As informações são do site Mashable.

Leia mais:

  • Facebook: novo player encaixa todos os vídeos no formato de Reel
  • Grupos pressionam Meta a manter ferramenta que monitora redes sociais ativa
  • 4 configurações de privacidade do Facebook para mudar agora mesmo

O site de notícias em questão é o The Kansas Reflector, uma organização de notícias sem fins lucrativos, que publicou na última semana um artigo de opinião sobre o Facebook, criticando a rede social por recusar anúncios que promoviam um documentário sobre mudanças climáticas.

Não demorou até leitores do site notarem que os links do jornal não estavam funcionando tanto no Facebook quanto no Threads. Pessoas que compartilhassem o acesso à coluna em publicações nessas redes percebiam que os links simplesmente não abriam.

(Imagem: Skorzewiak/Shutterstock)

Bloquear críticas levou a Meta a receber ainda mais críticas

  • O bloqueio gerou preocupações e críticas, com a Meta acusada de não aceitar críticas às suas plataformas e até mesmo censurar discursos.
  • O site The Handbasket republicou o artigo com o título: “Aqui está a coluna que Meta não quer que você veja”.
  • Os links para esse site também foram bloqueados, erroneamente classificados como spam ou site malicioso.

A justificativa da Meta para o erro foi alegar que tudo se tratou de um erro de segurança em suas plataformas, e que, na verdade, nenhum desses bloqueios foi feito de maneira intencional.

“Devido a um erro de segurança, os links para o The Kansas Reflector foram bloqueados por um curto período”, disse Andy Stone, porta-voz da Meta.

“O mesmo erro levou ao bloqueio de links para o site The Handbasket. Os bloqueios aplicados incorretamente foram agora retirados de todos os domínios, mas leva tempo para que nosso sistema preencha novamente todos os links. Pedimos sinceras desculpas a todos os impactados”, completou Stone.

Seja uma explicação difícil de acreditar ou não, o Facebook recebe por vezes críticas até mais duras do que as feitas pela coluna do Kansas Reflector e não tem histórico de bloquear os sites de onde as críticas vem. No momento, é possível compartilhar o link original da coluna em qualquer rede da Meta.

Facebook
Imagem: nikkimeel / Shutterstock

O post Meta bloqueou site de notícias que fez crítica ao Facebook apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/09/pro/meta-bloqueou-site-de-noticias-que-fez-critica-ao-facebook/