14 de julho de 2024
Compartilhe:
Foto: Cortesia Flying

Em ação da Greenpeace, “Flying Guardians” é um mod dentro do Microsoft Flight Simulator que permite ao usuário usar o simulador como uma ferramenta ambiental

Com a intenção de trazer foco para essa realidade na Amazônia, o Greenpeace se uniu à agência AlmapBBDO, idealizadora do projeto, e ao Planet Labs, empresa que obtém imagens de satélite da Terra diariamente.

“A ideia é que os jogadores possam sobrevoar esses dois territórios e ver a ocorrência do desmatamento e garimpo em tempo real”, explicou Jorge. Assim, o usuário consegue usar o simulador como uma ferramenta ambiental, sem perder a experiência imersiva de sobrevoar qualquer lugar do mundo.

Para Anderson Silva, especialista em simulador de voos que esteve envolvido no projeto, o Flying Guardians criou uma espécie de missão aos usuários, que antes não exploravam a região por não haver nenhum tipo de interação no local.

“Hoje você nota que algumas pessoas já estão começando a sobrevoar a região”, contou à CNN Brasil. “Essa interação que o jogo permite torna tudo mais interessante, porque desperta uma curiosidade. ‘Será que eu vou encontrar alguma coisa ali?’, vira um desafio”.

Anderson, que no Youtube acumula 22,3 mil inscritos no canal Simulanderson, explica que qualquer pessoa pode usar o simulador de voo e o mod, mas “primeiro é preciso aprender, porque se a pessoa não souber nada, o avião cai. Tem o nível básico, mediano, realista… E existe um copiloto para controlar [a aeronave] nesses primeiros momentos”.

Funcionalidades

Na simulação, os jogadores podem acessar quatro torres de comando para informar as coordenadas geográficas de destruição nos territórios Munduruku e Yanomami, além de comandos para assinar o abaixo-assinado Amazônia Livre de Garimpo.

Há, também, os canais tradicionais do próprio simulador, e outros canais do Flying Guardians que oferecem conteúdos informativos sobre o desmatamento, o papel da Planet Labs, narrativas fictícias e apoio ao jogador.

O mod Flying Guardians é uma plataforma a parte do simulador – é preciso instalar as duas ferramentas, de forma gratuita, no computador.

/ Cortesia Flying

A diretora de criação da Almap Deborah Vasques, explicou que “a Amazônia é quase um imagético em boa parte da população brasileira – seja pela distância física, por questões territoriais, pela dificuldade de explorar a região ou por acharem que pautas ambientais estão distantes. O que a gente fez foi usar um jogo de uso recorrente e possibilitar que as pessoas se tornem testemunhas reais do que está acontecendo”.

Em comunicado à imprensa, o diretor da Planet Labs na América Latina Ricardo Guerra, declarou que a “iniciativa preenche a lacuna entre o desejo da nova geração de fazer a diferença e o mundo dos games e da tecnologia satelital (…), com imenso potencial para expansão global”.

/ Cortesia Flying

CNN Good News

A iniciativa do Flying Guardians é uma das boas notícias do último episódio do CNN Good News, o programa de notícias positivas do Brasil e do mundo disponível semanalmente no YouTube da CNN Pop.

Além de trazer informações que servem como um respiro na semana, cada episódio traz um grupo de cachorros disponíveis para adoção pelo Adote ViCa, centro de adoção parceiro do programa.